Documática
Passado, Presente e Futuro
PASSADO
Criada em 1994, a Documática resultou de um spin-sff da Business Unit (BU) Meios de Pagamento e Automação Balcões da Papelaco Telemática.
A empresa centrou a sua atividade core nos sistemas de pagamento desenvolvendo uma solução de meios de pagamento, assente em tecnologia de Imaging e know-how 100% português.
Reconhecidos por projetos inovadores realizados em diferentes mercados, os fundadores materializaram um processo de desenvolvimento tecnológico centrado na inovação, permitindo oferecer ao mercado Soluções assentes em 2 paradigmas disruptores:
• Reengenharia dos processos e transformação digital - baseada na desmaterialização de documentos e fluxos de trabalho;
• Integração com sistemas legacy e core e, soluções verticais.
Em 2004, iniciou uma estratégia de new business development com a criação da BU Enterprise Transformation para comercializar soluções de captura e gestão conteúdos empresariais - assente em soluções internacionais de referência, conclui-se que apresentavam custos de licenciamento e implementação desadequados à dimensão do mercado nacional.
No âmbito de um projeto NITEC, em 2006 foi criado o núcleo ID&T especializado em soluções de captura e gestão documental e de automação processos de negócio. Em 2008, a atividade foi alargada aos sistemas de pagamento.
O núcleo criou competitividade nos mercados-alvo com a oferta de soluções escaláveis e funcionalmente diferenciadoras.
A evolução da empresa no período entre 2013 e 2016 reflete, por um lado, a crise mundial vivida nesse período (com especial ênfase no sector bancário) e, por outro, a transformação dos modelos de negócios na área em que atua com uma adoção crescente de soluções no modelo SaaS.
Em 2017 a empresa iniciou um processo de turnaround nas suas diferentes áreas de competitividade para responder aos desafios criados pela crise e as suas consequências no nosso setor de atividade.
PRESENTE
A Documática, empresa líder em inovação e transformação digital, é especializada na desmaterialização e transformação dos processos, com particular enfoque em iniciativas conexas com:
• Reengenharia e Automação do Negócio Financeiro;
• Reforma e Modernização da Administração Pública.
O objectivo da Documática é permitir às organizações serem mais competitivas no go-to-market e alcançar a eficácia, qualidade e transparência dos seus processos, através de sistemas aplicacionais automatizados e preditivos e “eco friendly".
• Distinguimo-nos por uma permanente paixão pela inovação a qual, através de um portfólio de soluções e serviços completo, nos permite entregar resultados, qualidade e excelência;
• Temos a solução certa com o valor certo, adequada à dimensão e necessidades de cada cliente.
A Documática desenvolve as suas atividades nos mercados bancário e segurador, administração pública central e local, indústria automóvel, hotelaria, logística e distribuição e retalho, disponibilizando soluções e serviços nas seguintes áreas:
• Payment Systems - automação e desmaterialização dos processos de processamento de meios de pagamento e de compensação interbancária;
◦Inclui sistemas de combate à fraude na emissão e pagamento de cheques.
• Cash Management - automação e desmaterialização dos processos de gestão de valores;
• Intelligent Automation - automação da captura de informação multicanal e da desmaterialização e orquestração dos processos, gestão preditiva da informação;
• Outsourcing - office managed services.
Implementámos um sistema único de criação de soluções, baseado numa filosofia de permanente colaboração com os nossos clientes assente no pressuposto que as entidades financeiras, governamentais, serviços, comércio e indústria partilham, ao nível funcional e tecnológico, necessidades bastante semelhantes:
• Desenho orientado à reengenharia de processos e à redução dos custos de exploração;
• Disponibilização de um conjunto de funcionalidades nucleares, escaláveis em desempenho e volumetria, que permitem a adição de novas funcionalidades resultantes da evolução do negócio e da legislação e normativa especificas.
Somos um dos principais fornecedores de sistemas de pagamento e de captura e arquivo eletrónico de informação das instituições financeiras e da administração pública em Portugal, com clientes em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Senegal e Costa do Marfim.
• Entregámos mais de 500 projectos chave-na-mão em Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Senegal e Costa Marfim.
É objetivo estratégico alargar a presença nos mercados externos, âmbito geográfico natural para o desenvolvimento sustentado da empresa, através de soluções e serviços inovadores baseados num modelo de negócio SaaS. O go-to-market internacional será suportado por duas iniciativas em curso:
• Projeto de internacionalização, desenvolvido no âmbito dos projetos individuais – Internacionalização das PME do Portugal 2020;
• Novas soluções e serviços resultantes do Projecto IUXAdvances "Intelligent User Experience Advances.
UM FUTURO COM HISTÓRIA
A evolução da oferta Documática assentará na adoção de tecnologias cognitivas, as quais irão permitir disponibilizar as seguintes novas linhas de soluções:
• Intelligent Automation;
• Predictive Cash Management and Automation;
• Cognitive Payment Systems.
Já está em curso o Projecto IUXAdvances "Intelligent User Experience Advances", com o qual se pretende levar a personalização a novos patamares, através da adoção de tecnologias cognitivas (assentes nos diferentes patamares da inteligência artificial), voz e mobilidade com o objetivo de criar uma experiência única para cada utilizador das soluções.
Através deste projeto, a Documática pretende desenvolver novas soluções globais e inovadoras que respondam às atuais necessidades dos clientes de:
i. Novas visões de conhecimento sobre a informação, porque acumular informação de per si não produz conhecimento;
ii. Agilização e simplificação de processos de negócio;
iii. Interoperabilidade aplicacional;
iv. Manipulação da informação de forma eficiente, rápida e segura;
v. Flexibilidade da arquitetura aplicacional.